As escolas mineiras já têm compromisso marcado para a última semana do mês de outubro. Entre os dias 24 e 28 serão aplicadas as provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Em Minas Gerais, 279.990 estudantes da rede estadual e das redes municipais de ensino farão as provas do Proalfa e 617.646 farão os testes do Proeb. As avaliações integram o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (Simave).

Este ano, os testes do Proeb serão aplicados aos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Já o Proalfa é aplicado aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Para auxiliar na aplicação das provas, a Secretaria de Estado de Educação já realizou este ano, a capacitação dos técnicos das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Ao retornar para as regionais, eles serão os responsáveis por capacitar os diretores das escolas, que por sua vez capacitarão os professores aplicadores. Além disso, todas as escolas receberão um manual de aplicação das provas e um vídeo com orientações.

Estiveram presentes nesse encontro de capacitação representando a nossa SRE as Inspetoras Lillyann Nantes Valadão e Maria Inês Leandro.

Fonte: SEE/MG