A segunda edição do Prêmio Educador Transformador contou com 3.460 projetos inscritos pelos educadores de todo o país. Do total, 400 projetos foram de Minas Gerais, que liderou o ranking entre os estados que mais apresentaram trabalhos inovadores – na sequência, vieram São Paulo (368), Paraná (326) e Rio Grande do Sul (315).
Os projetos pedagógicos tiveram formatos diversos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos. Foram aceitos trabalhos de professores de 2021 a 2023 vinculados a instituições de ensino públicas e privadas.
No dia 16 de abril de 2024, o Diretor DAFI (Douglas Braga) e a Nutricionista (Tatiane Pereira), realizaram uma reunião com as Escolas Estaduais para apresentação e treinamento do Novo Sistema de Controle de Estoque que deverá ser utilizado nas escolas a partir do mês de Maio. Espera-se que o planejamento da aquisição de alimentos seja mais fácil e efetivo, reduzindo desperdícios e contribuindo para maior eficiência no controle e gerenciamento do estoque, além de proporcionar a visualização dos ingredientes utilizados em cada preparação.
No dia 27 de março de 2024, a Equipe de Articuladores Regionais da RENALFA da SRE Muriaé, formada pelos Articuladores Adriana Zem (SME Muriaé), Sérgio Guilherme e Felipe Rodrigues (SRE Muriaé), realizou a 1ª Videoconferência 2024 com as Equipes das Escolas Estaduais e das Secretarias Municipais de Educação, sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Visita da Superintendente Regional de Ensino, Lumena Maria Montezano Pacheco, e da Diretora Educacional, Wilcilane Teixeira, à E.E. Severino Rezende, localizada no município de Santana de Cataguases.
A Escola de Formação e de Desenvolvimento Profissional de Educadores, em parceria com a iniciativa Vivescer, do Instituto Península, realizou o Curso de Formação de Formadores em Acolhimento e Bem-Estar na Sala de Aula. Uma proposta formativa 100% voltada para o desenvolvimento dos profissionais da rede estadual de ensino, com o objetivo de apoiar a construção e fortalecer uma cultura de acolhimento em nossas escolas.
Tal proposta nasceu em resposta ao ainda desafiador cenário pós-pandêmico nas escolas, com índices elevados de ansiedade, estresse e sintomas de depressão entre estudantes, além das diversas questões relacionadas à convivência no ambiente escolar, e, em continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos 3 anos.
A Reunião de Gestão Integrada com as escolas – RGIE1, foi realizada no dia 22 de março. O encontro reuniu o grupo gestor da SRE, inspetores escolares, servidores da diretoria educacional, das demais diretorias da SRE e as Duplas Gestoras das 26 escolas que implementam o Circuito de Gestão - CdG, a fim de promover maior integração e alinhamento quanto a etapa de Planejamento, bem como apresentação de orientações necessárias à elaboração do Plano de Ação das escolas.
Visita da Superintendente Regional de Ensino, Lumena Maria Montezano Pacheco, da Diretora Educacional, Wilcilane Teixeira e da Inspetora Ana Paula, à E.E. Coronel Francisco Gomes Campos, localizada no Distrito de Itamuri, pertencente ao Município de Muriaé.
A 1ª reunião sobre a iniciativa “1 Milhão de Oportunidades – 1MiO”, aconteceu no dia 21 de março e contou com a participação das 08 (oito) escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral da Circunscrição da SRE Muriaé: EE João Teixeira Siqueira, EE Professor Orlando de Lima Faria, EE Santo Agostinho, EE Santo Antônio, EE Cônego Américo Duarte, EE Professor Tomás Aquino Pereira, EE Domiciano Cerqueira e EE Coronel Francisco Gama.
O Conselho de Representantes de Turma é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, desenvolvida desde 2017, que visa promover o protagonismo estudantil, empoderando e estimulando os discentes na participação democrática, na identificação e resolução de problemas locais e na melhoria da comunicação entre gestão escolar e estudantes.
O PRA - Plano de Recomposição das Aprendizagens nasceu com o “objetivo de reduzir a defasagem de ensino e de aprendizagem dos estudantes ao longo da escolarização, e elaborar estratégias de ensino com foco na recuperação e recomposição das aprendizagens a partir das habilidades previstas na Base Nacional Comum e no Currículo Referência de Minas Gerais”, a partir da apuração dos resultados obtidos no PROEB 2021, que apontaram uma perda na aprendizagem dos estudantes em Minas Gerais, bem como em outros estados e países, após o período pandêmico.
Visita da Superintendente Regional de Ensino, Lumena Maria Montezano Pacheco, e da Diretora Educacional, Wilcilane Teixeira, à E.E. Domiciano Cerqueira, localizada no Distrito de Cachoeira Alegre, pertencente ao Município de Barão do Monte Alto.
Conhecer a realidade de cada escola, suas especificidades, realizar a escuta ativa e o acolhimento dos profissionais e estudantes, é extremamente importante e necessário, para que juntos possamos encontrar os melhores caminhos educacionais, visando garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem.
A Superintendente Regional de Ensino de Muriaé, Lumena Maria Montezano Pacheco, e o Analista Educacional da DIVEP/DIRE, Articulador Regional de Formação da RENALFA, Felipe Rodrigues de Freitas, participaram do Café com Prosa 2024, no Grande Teatro do Palácio das Artes, na cidade de Belo Horizonte - MG.
Com o tema "Gestão da Educação no ano de 2024", a edição deste ano do Café com Prosa foi realizada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
Páscoa, palavra hebraica que significa “passagem” e que nomeia a festa anual dos cristãos, trazendo a lembrança da ressurreição de Jesus Cristo. Para relembrar esta passagem, a Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, realizou, na tarde desta quarta-feira dia 27 março, a celebração ecumênica de Páscoa com todos os seus servidores e colaboradores, a Superintendente Regional de Ensino Sra. Lumena Maria Montezano Pacheco, de forma participativa conduziu o ato com outros servidores, o momento reflexivo buscou convidar cada pessoa a renovar os valores cristãos, a fim de contribuirmos para uma sociedade solidária e justa.
Reunião de Gestão Integrada com as escolas (RGIE) do Programa Jovem de Futuro, reúne grupo gestor da S.R.E com diretores das escolas, para alinhamento de ações voltadas ao ensino médio. O encontro aconteceu dia 22 de março e teve como objetivo orientar a gestão escolar para a geração de resultados positivos na aprendizagem dos alunos.
Permite ao servidor obter a declaração de licitude de acúmulo de cargos e funções.
QUEM DEVE FAZER?
Servidor público estadual que possui mais de um vínculo com o Poder Público municipal, estadual, distrital e federal.
DÚVIDAS FREQUENTES
Qual é a finalidade do processo de acúmulo de cargos?
Analisar a acumulação remunerada quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função pública, ou ainda percebe proventos de inatividade.
O que fazer quando as unidades de exercício são em locais diferentes?
O órgão responsável pela admissão do segundo vínculo do servidor será responsável pela instrução do processo, devendo providenciar toda a documentação pertinente ao processo.
Será sempre necessário apresentar cópia do edital e/ou legislação para o cargo exercido?
Não, a unidade responsável poderá dispensar a apresentação da legislação, para os cargos da administração direta e indireta do Poder Executivo estadual e, ainda, para os cargos de Professor, desde que a nomenclatura do cargo esteja expressa do demonstrativo de pagamento.
Foi realizada no dia 19/03/2024 pela SRE de Muriaé uma capacitação para apresentação das principais funcionalidades do DED+ com especialistas da educação básica e professores. O DED+ é o novo sistema da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para o registro dos diários escolares digitais. O sistema foi construído em conjunto com professores, especialistas, ATBs, secretários, servidores dos SEDINEs e da SEE, com o objetivo de entender as principais necessidades dos usuários e implementar as melhorias.
A reunião organizada pelo SEDINE contou com a participação da superintendente Lumena, a diretora educacional Wilcilane, a equipe de inspeção escolar e a equipe pedagógica de analistas educacionais da SRE. Além da apresentação do DED+, a reunião esclareceu de forma prática e dinâmica diversos pontos importantes dos registros feitos no sistema e o impacto positivo da organização da sala de aula estar refletida nos registros do professor no DED.