Projeto “Prevenção e Correção Postural”- uma ação do Projeto de Formação da Rede de Apoio à Inclusão

Aconteceu no dia 05 de outubro de 2016 no Distrito de Cachoeira Alegre, na Escola Estadual Domiciano Cerqueira e Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Rodrigues o lançamento do Projeto “Prevenção e Correção Postural”, elaborado e desenvolvido pelas Equipes do SAI e Multidisciplinar da SRE de Muriaé.

Através de parceria firmada com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde do Município de Barão do Monte Alto, ficou acordado que o projeto piloto será desenvolvido em todas as escolas do município.

Para a sua execução estão envolvidos os profissionais: fisioterapeuta e enfermeira responsável pelo PSF, professores de Educação Física das redes estadual e municipal e também a fisioterapeuta e a terapeuta ocupacional da Equipe Multidisciplinar da SRE de Muriaé.

Objetivo geral: que a educação postural tenha espaço nas aulas de educação física escolar e um trabalho sobre esta temática possa ser desenvolvido por todos os professores das escolas envolvidas, de forma que os alunos possam apropriar-se de conhecimentos relativos ao corpo humano e à saúde. A expectativa é que os hábitos inadequados sejam corrigidos e medidas preventivas para o impedimento das doenças da coluna sejam estabelecidas.

Público envolvido: toda a comunidade escolar (alunos, profissionais das escolas e famílias dos alunos).

Reunião para formação da Rede de Apoio - SRE Muriaé, SME e SMS do Município de Barão do Monte Alto

Palestra: “A importância da boa postura na prevenção de deformidades” E.E. Domiciano Cerqueira – Distrito de Cachoeira Alegre

Palestra: “Boa postura na Infância” E.M. Prof. Maria de Lourdes Rodrigues – Distrito de Cachoeira Alegre - Barão do M. Alto