A segunda edição do Prêmio Educador Transformador contou com 3.460 projetos inscritos pelos educadores de todo o país. Do total, 400 projetos foram de Minas Gerais, que liderou o ranking entre os estados que mais apresentaram trabalhos inovadores – na sequência, vieram São Paulo (368), Paraná (326) e Rio Grande do Sul (315).

Os projetos pedagógicos tiveram formatos diversos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos. Foram aceitos trabalhos de professores de 2021 a 2023 vinculados a instituições de ensino públicas e privadas.

Em primeiro lugar na categoria Educação Profissional, a E.E. Padre Alfredo Kobal, de Miradouro, trabalhou o projeto “Aprendendo inclusão nos estabelecimentos de Miradouro” com 32 estudantes entre 16 e 48 anos. O professor responsável pelo projeto, Natan Daniel Valentim, explica que a ideia surgiu da observação de que os estabelecimentos comerciais locais não possuíam o mínimo de acessibilidade para o público PcD (Pessoa com Deficiência).

“A partir de debate em sala de aula, os alunos pesquisaram sobre o número de comércios locais com acessibilidade, o que resultou na produção de um artigo publicado em uma revista acadêmica e entregue à Câmara Municipal de Miradouro”, ressalta.

Segundo Natan, o objetivo da iniciativa foi aproximar os estudantes da prática de pesquisa acadêmica. “Durante as aulas, eles visitaram laboratório de informática, biblioteca e estabelecimentos comerciais. Além disso, discutimos conceitos científicos, conhecemos as normas da ABNT relacionadas à formatação de texto e à acessibilidade e estudamos as legislações federal e estadual e a Lei Orgânica Municipal.” O projeto também desenvolveu nos estudantes interação, trabalho em grupo, liderança, produtividade, empreendedorismo e inclusão social.

A Superintendência Regional de Ensino de Muriaé parabeniza o professor Natan Daniel Valentim pela conquista do 1º lugar na etapa estadual da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador, na categoria Educação Profissional.

Professor Natan Daniel Valentim