Realizado nos dias 14 e 15 de dezembro de 2016 em Belo Horizonte, o V Simpósio de Esporte na Escola teve como tema "O Ensino das Ginásticas". Foram mais de 250 trabalhos das Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais.

Os trabalhos apresentados foram organizados nas categorias Pôster e Oral e por níveis de Ensino- Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Integral.

A Superintendência Regional de Ensino de Muriaé participou com 10 trabalhos, sendo 9 (nove) na categoria Pôster (3 de Anos Iniciais, 3 de Anos Finais, 2 de Ensino Médio e 1 de Educação Integral) e 1 na categoria Oral.

Os professores apresentaram práticas realizadas nas aulas de Educação Física que contemplassem o tema de acordo com a realidade da escola e buscando motivar o interesse dos alunos.

Representando a Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, estiveram presentes no evento os professores Myriam Christiam Carvalho Laviola Pedrosa, Rodrigo Mendes Costa, Luiz Gustavo Vilela, Adelita Vieira de Morais, Emerson Paulo Freitas, Fábio Braga de Oliveira, José Oscar Colombiano e a Analista Educacional Raquel Ribeiro de Azevedo.

A professora Adelita Vieira de Morais foi premiada com o 1º lugar na categoria Pôster Ensino Médio com o trabalho: "Inserção da ginástica geral para alunos do Ensino Médio".