O ano letivo de 2017 se inicia hoje, dia 06 de fevereiro.

Para a recepção dos alunos, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) orientou que as escolas realizem o “Tempo de Acolhimento”. Elas devem realizar a acolhida dos estudantes por meio de atividades que permitam discutir temas de seus interesses e fomentar a participação das crianças, jovens, adultos e da comunidade na escola, tornando o ambiente escolar mais acolhedor e próximo do público.

As escolas poderão realizar atividades artísticas, saídas pelo entorno da escola para conhecer o território, oficinas de teatro, de produção de texto, rádio e dança, saraus, gincanas e torneios esportivos, a depender do planejamento de cada escola.

 

Registro das atividades

A SEE orienta que as escolas façam o registro das atividades realizadas. Para isso, foi criado um evento na página oficial da Secretaria no Facebook, nele as escolas poderão postar fotos e vídeos das atividades que desenvolverem.

Calendário Escolar

De acordo com o Calendário Escolar 2017, o ano letivo terá início no dia 6 de fevereiro e término no dia 15 de dezembro. A Virada Educação Minas Gerais será realizada no dia 16 de setembro e no período de 20 a 24 de novembro acontecerão as atividades da “Semana de Educação para a Vida”.

O Calendário Escolar é composto por 200 dias letivos, ou seja, dias em que são realizadas atividades com alunos. Para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o calendário também deve cumprir uma carga horária de 800 horas. Já para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e para o Ensino Médio são 833 horas e 20 minutos.

 

Desejamos a todos um Ano Letivo de muitas conquistas!

 

 


Superintendência Regional de Ensino de Muriaé
Rua Getúlio Vargas nº 62 - Barra
Edifício Humberto Minervini
Muriaé - MG
CEP: 36884-004