Realizou-se nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o 2º Congresso Internacional de Justiça Restaurativa. O evento teve como tema "Transformando Conflitos, Fortalecendo Comunidades: A Evolução da Justiça Restaurativa" e contou com palestrantes renomados do Brasil e do exterior, além de centenas de participantes. Houve também a apresentação de diversos trabalhos científicos e boas práticas da Justiça Restaurativa no âmbito do TJMG.
Dentre os trabalhos, criteriosamente selecionados pela Comissão Científica designada pela 3ª Vice-Presidência do TJMG, a comarca de Muriaé se fez presente com 3 Projetos. Idealizado pelo Juiz de Direito Dr. Juliano Carneiro Veiga e abraçado pela Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, o Projeto: "Justiça Restaurativa nas Escolas" está sendo desenvolvido em 2024 nas escolas-piloto: EE Desembargador Canedo e EE Professor Gonçalves Couto e será estendido para outras escolas, no próximo ano. O objetivo é a promoção de uma Cultura de Paz nas escolas, através de uma educação que propicie aprendizagens e vivências de valores, que promova os Direitos Humanos e que estimule o diálogo na resolução de conflitos.
Para sua efetividade, o projeto "Justiça Restaurativa nas Escolas" conta com uma Rede de Apoio formada por facilitadores da Justiça Restaurativa, integrantes da rede socioassistencial do município de Muriaé: CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Casa da Mulher, Polícia Penal, Polícia Militar, Polícia Civil, Equipe do CEJUSC, TJMG (psicólogos e assistentes sociais), Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, profissionais da Superintendência Regional de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação de Muriaé.
Muriaé se fez destaque no evento com uma comitiva liderada pelo DR. Juliano Carneiro Veiga, representando toda a Rede de Apoio, que faz parte desta grandiosa conquista.