O Movimento “Maio Amarelo” foi criado para conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas sobre a segurança no trânsito.

A cor amarela foi escolhida, pois, no semáforo, ela significa “atenção”. E, no movimento, o pedido é para que todos se atentem pela vida.

Nossos alunos dos anos iniciais participaram de diversas atividades durante esse mês: leitura e debate de textos informativos sobre cuidados no trânsito, vídeos sobre o objetivo do “Maio Amarelo”, placas de trânsito, sinalizações que há perto da escola, etc. De acordo com o Professor Fábio do 5ºano, um dos pontos mais interessantes da campanha foi o tema: “Me ouça!” Ao trabalhar esse tema na sala de aula, os alunos falaram sobre a importância de solicitar aos pais que ouçam o que elas pedem: sempre usar cinto de segurança, quando beber não devem dirigir, não falar no celular enquanto dirigem e outras situações de risco no trânsito.

Dentro da programação, no dia 17 /05 recebemos os Policiais Rodoviários: Júlio César Simbra e Mouzart Wilians, para uma palestra sobre o tema. Conversaram com os alunos sobre a segurança no trânsito, a utilização das faixas de pedestres, uso do cinto de segurança, quem pode e quem não pode andar no banco da frente nos carros, importância do capacete e demais cuidados. Os policiais também apresentaram um vídeo, mostrando a importância do uso do cinto de segurança.  Os alunos mostraram-se muito interessados, participaram ativamente da palestra, fazendo perguntas e relatando alguns casos sobre acidentes no trânsito.

Diante dessa reflexão feita no mês de maio, esperamos que todos repensem sobre o que é necessário para que a segurança no trânsito seja constante e possamos viver pacificamente no ano todo. Que cada um faça a diferença, seja como motorista, ciclista ou pedestre.