Coordenação/ANE-IE
Cláudia Antônia da Silva Almeida Vale
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Telefone: 3696 – 2555
 
Inspetoras Escolares
 
Maristela Santos de Andrade Freitas
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Telefone: 3696 – 2562
 
  
Maria Inês Leandro Pereira
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Telefone: 3696 – 2559
 
Marizete Martins de Almeida
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Telefone: 3696 – 2555
 
Renata Simão Soares
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Telefone: 3696 – 2562

FEVEREIRO / MARÇO / ABRIL

 1º Momento 

01-Analisar quadro de distribuição de aulas e turmas.

02-Elaborar Quadro de Pessoal para monitoramento da Inspeção

03-Verificar o Calendário Escolar, inclusive o pedagógico, aplicando o crivo para garantir o fechamento da carga horária anual.

04-Verificar a distribuição de turmas, observando o número de alunos por sala e turnos de funcionamento e aprovação no SIMADE.

05-Verificar a matriz curricular, o quantitativo de aulas de cada conteúdo, em especial, de Língua Portuguesa e Matemática.

06-Verificar adequação da Matriz Curricular com o Horário de Aulas e Livro de Ponto.

07-Verificar os processos de designação/documentação: utilizar o crivo de documentos.

08-Solicitar a apresentação e exposição do quadro de horário de trabalho dos servidores fora da regência.

09-Solicitar, para monitoramento, o quadro de férias do pessoal fora da regência.

10-Verificar e orientar quanto às atribuições dos servidores em ajustamento funcional: Ata de atribuições e encaminhamento para SRE.

11-Verificar as autorizações para secretariar e lecionar, solicitando (VER) as autorizações.

12-Orientar a Direção para realização de reunião com ASB para organização de serviços, apresentação do novo cardápio e orientações legais.

13-Orientar a aplicação do Questionário para os alunos da EJA e ensino médio, com o objetivo de montar um perfil detalhado desta clientela. 

14-Orientar o preenchimento dos Diários de Classe da Disciplina “Diversidade”, inclusive o de “Atividades complementares” e depois repassar ao especialista as orientações para elaboração de projeto na Disciplina Diversidade.

 

2º Momento 

01-Verificar as pastas individuais dos alunos admitidos em 2016: organização da pasta, existência dos documentos, arquivamento e casos de dispensa de: Educação Física, Ensino Religioso.

02-Analisar os Históricos Escolares dos alunos matriculados por transferência para os casos de adaptação, aproveitamento de estudos, classificação/reclassificação e/ou progressão parcial.

03-Observar as questões referentes à limpeza da escola, higienização e manuseio de alimentos na cozinha, acondicionamento e validade dos produtos.

04-Analisar os resultados das avaliações diagnósticas aplicadas aos alunos e propor ações.

05-Verificar os resultados dos EI – dezembro – se todos os alunos fizeram as provas e, em caso de ausência, verificando as providências tomadas pela escola e apurando alunos que ficaram em progressão parcial.

06-Verificar os planos de estudos individuais e cronograma de atendimentos aos alunos em Progressão parcial.

07-Acompanhar o registro do ponto X relatório 22.

 

3º Momento 

01-Orientar a direção para elaboração do PGDI e monitorar o lançamento do processo de 2016 no SISAD.

02-Verificar a merenda escolar quanto a: acondicionamento, validade dos produtos, cardápio (exposição e cumprimento) e atendimento a todas as regras relativas aos ASB que atuam na cozinha.

03-Verificar o resultado da recuperação bimestral: comparecimento ou não dos alunos e providências tomadas quanto às ausências e Plano de Intervenção para os alunos com dificuldades.

04-Conhecer o atendimento da Biblioteca Escolar nos variados turnos, no que se refere à pesquisa, empréstimo de livros e PIP, bem como os projetos que são desenvolvidos pelo PEUB, fazendo sugestões para sua melhoria. Verificar a assinatura no Termo de Compromisso do PEUB em livro próprio.

05-Solicitar o plano de ação do Supervisor Pedagógico e Orientador Educacional, quando o caso, analisando a eficiência destes para atendimento às necessidades da escola.

06-Verificar os temas das reuniões pedagógicas realizadas em 2016, através das atas registradas, para avaliação e sugestão de melhoria.

07-Solicitar um planejamento trimestral das reuniões pedagógicas e das reuniões do Colegiado Escolar.    

 

MAIO / JUNHO / JULHO

 

1º Momento 

01-Verificar o Livro de Ponto cruzando os dados com a Guia de Ocorrência.

02-Analisar casos de designação e dispensa, sempre que necessário.   

03-Monitorar através do cronograma da escola as ações desenvolvidas pelos professores em seu horário de planejamento do Módulo II.

04-Monitorar através do Plano de Ação o trabalho desenvolvido pelo especialista na escola.                        

05-Analisar o preenchimento do Histórico Escolar, de acordo com as orientações legais.

06-Redigir o Termo de Exercício para o Vice e ou Especialista para as escolas em que houver afastamento legal do Diretor.

07-Acompanhar Projetos da SEE desenvolvidos na escola.           

08-Verificar a realização do Conselho de Classe ao final de cada bimestre.

 

2º Momento 

01-Orientar as escolas sobre as Diretrizes do Plano de Atendimento Escolar;

02-Verificar livros de escrituração escolar: Ata de resultados finais 2015, inclusive no SIMADE; Livro de Matrícula 2016 e demais Atas (reuniões pedagógicas e colegiado), verificando a escrituração e orientando correções, se necessário.

03-Identificar casos de irregularidade de vida escolar, propondo medidas para sua correção.  

04-Verificar se a escola utiliza instrumentos diversos para avaliação da aprendizagem

 

05-Analisar com a escola os resultados das Avaliações Externas (PROALFA e PROEB) e verificar como se encontram, no ano de escolaridade, as competências avaliadas, propondo a análise comparativa do desempenho da turma no ano de escolaridade que hoje se encontram e sugerir ações para promover o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos. 

06-Verificar com a escola a proficiência, cobrada no Acordo de Resultados, para o ano de 2016 e identificar o percentual de alunos dentro de cada nível, tendo em vista a matrícula do referido ano.

07-Monitorar quadro de pessoal elaborado pela Inspeção 

 

AGOSTO / SETEMBRO

 

1º Momento 

01-Conferir o número de alunos na sala de aula para fins de atualização dos dados no sistema – alunos transferidos e evadidos. 

02-Examinar periodicamente a fidedignidade do Quadro de Pessoal, conforme regularização vigente, para verificar comporta.

03-Discutir com a Direção as Diretrizes do Plano de Atendimento Escolar

04-Analisar e acompanhar o plano de atendimento 2016/2017.                                                                                          

05-Examinar e orientar regularidade de vida escolar de aluno transferido verificando adaptações, aproveitamento de estudos, período de matrícula na escola de destino, frequência e desempenho da escola de origem.

06-Verificar com a comissão de avaliação de desempenho o 1º monitoramento dos servidores (ADI, AED e PGDI) e a inserção no SYSAD.

07-Monitorar “atividades complementares” da EJA/EM Noturno e os registros nos diários de classe.

 

2º Momento 

01-Analisar os resultados das avaliações internas do 1º Semestre e verificar como ficaram os resultados com os Estudos Periódicos de Recuperação, comparando os resultados das avaliações do 1º e 2º Bimestres, por disciplina. 

02-Levantar os resultados da Progressão Parcial, verificar registros (diário e ata), inserção de dados no SIMADE.  

03-Informar com o Especialista se as estratégias de atendimento aos alunos de Baixo Desempenho estão sendo trabalhadas na escola/sala de aula (intervenção pedagógica).

04-Acompanhar no SIMADE a inserção dos resultados avaliativos do 2º bimestre.  

05-Acompanhar as alterações ocorridas na vida do servidor (validação do relatório 22).

06-Monitorar o Plano de ação do PEUB e fazer sugestões para melhoria.

07-Monitorar as ações proposta para o Plano de Melhoria/2016-2017 (Prêmio Gestão). 

08-Acompanhar o cronograma de ações nos estudos periódicos de recuperação do 3º bimestre.

09- Monitorar quadro de pessoal elaborado pela Inspeção 

 

 

OUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO

 

1º Momento 

01-Fechamento do 3º Bimestre, com lançamento no SIMADE.

02-Levantamento dos alunos infrequentes, aplicando a Lei Estadual 15455

03-Levantamento dos alunos com problema de frequência para análise do aproveitamento e Reclassificação, se for o caso. 

04-Monitorar a aplicação do PAAE de 6º ao 9º ano do EM segundo o cronograma definido pela SEE.

05-Monitorar SIMAVE – PROALFA e PROEB através da capacitação dos envolvidos, aplicação das provas e monitorar aplicação da ANA nas escolas.

06-Orientar escrituração de final de ano: Ata de resultados finais; Livro de matrícula 2016/2017; Diários de classe 2016.

07-Revisão da Carga Horária do Módulo II.

08-Fechamento das adaptações Curriculares.     

  

                   2º Momento 

01-Verificação dos Planos Individuais de Estudos a serem entregues aos alunos de Estudos Independentes, com comunicação às famílias.

02-Acompanhamento do 4º Bimestre.

03-Fechamento da média anual e levantamento dos alunos para Estudos Independentes.

04-Levantamento do número de aulas previstas e dadas para compensação de carga horária, se necessário.

05-Renovação de matrícula e matrícula inicial.

06-Acompanhar a Conclusão do processo de Avaliação de Desempenho.

07-Organização da Escola para 2017:  Enturmação; Prévia da distribuição das aulas; Previsão para designações; Calendário Escolar e Calendário Pedagógico; Quadro curricular.

 

08-Analisar os Regimentos Escolares para protocolar na SRE. 

A Inspeção Escolar atua em caráter regular (inclui no plano de trabalho do Inspetor ou equipe de inspetores) e em caráter especial (situações eventuais, extraordinárias ou específicas de interesse do Sistema de Ensino). Estas são determinadas através de Ordem de Serviço expedida pelo Superintendente Regional de Ensino.

Dentre suas inúmeras ações destacam-se:

a) Verificação de cursos em funcionamento, sua organização curricular e atos de autorização, reconhecimento e renovação;

b) Observância das diretrizes e normas curriculares, garantia do padrão de qualidade do ensino, construção e implementação da proposta pedagógica, cumprimento do regimento escolar e resultado das avaliações institucionais e desempenho dos alunos;

c) Regularidade do acesso, permanência e demais atos da vida escolar dos alunos;

d) Conhecimento da situação legal e funcional do pessoal administrativo, técnico e docente;

e) Verificação da situação dos prédios, instalações, equipamentos e material didático adequado aos níveis e modalidades de ensino;

 

f) Adoção e determinação de medidas destinadas à solução de conflitos ou ao saneamento de irregularidades apuradas na instituição escolar.

Na SRE/Muriaé a Inspeção Escolar é composta por 10 servidoras, sendo 01 (uma) responsável pela Coordenação da Inspeção e as demais são distribuídas por setores. Cada setor possui escolas estaduais de maior/média/menor complexidade, escolas particulares, escolas técnicas e SME’s (Secretarias Municipais de Educação). Às segundas-feiras são realizados na SRE os estudos em grupo, mediante o planejamento e direção da Coordenação da Inspeção.  De Terça à Sexta-feira são feitos atendimentos diretamente nas unidades de ensino.

A SRE/Muriaé atende a 37 Escolas Estaduais, 13 SME’s e suas respectivas escolas municipais, além das inúmeras escolas particulares distribuídas entre os 14 municípios que compõem a Jurisdição da SRE/Muriaé, a saber: Antônio Prado de Minas, Barão do Monte Alto, Eugenópolis, Laranjal, Miradouro, Miraí, Muriaé, Palma, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira, Santana de Cataguases, São Francisco do Glória, São Sebastião da Vargem Alegre e Vieiras. E as escolas estaduais dos Distritos dos municípios de Muriaé: Boa Família, Bom Jesus da Cachoeira, Vermelho, Belisário, Macuco, Itamuri; município de Barão do Monte Alto: Cachoeira Alegre; município de Palma: Cisneiros; município de Eugenópolis: Pinhotiba.

 

A Inspeção Escolar na Educação Básica do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais assegura a comunicação entre os órgãos centrais, regionais e unidades de ensino, visando melhoria da educação. 

Com amparo na Resolução nº 457 de 30 de setembro de 2009, do Conselho Estadual de Educação, a Inspeção Escolar estrutura-se em nível central e regional e sua ação desenvolve-se em nível de unidade escolar.   

Subordinada ao Gabinete da Superintendência Regional de Ensino, a Inspeção Escolar tem como atribuições:

- Verificar e avaliar as instituições escolares quanto à observância das normas legais e regulamentares a elas aplicáveis;

- Monitorar, corrigir e realimentar as ações dessas instituições;

- Registrar os referidos atos em relatórios circunstanciados e conclusivos.

 

Saiba mais sobre o serviço de Inspeção Escolar da SRE/Muriaé:

 

ATENDIMENTO

ATUAÇÃO

PLANO DE TRABALHO

CONTATO

 

 

 

 


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