BARÃO DO MONTE ALTO
Barão do Monte Alto é um município da Zona da Mata em Minas Gerais, próximo a municípios como Palma e Patrocínio do Muriaé, a cerca de 60 km da sede da SRE Muriaé. O município conta com 1 escola estadual na cidade e 1 no distrito de Cachoeira Alegre, atendendo diferentes etapas e modalidades da […]
Barão do Monte Alto é um município da Zona da Mata em Minas Gerais, próximo a municípios como Palma e Patrocínio do Muriaé, a cerca de 60 km da sede da SRE Muriaé. O município conta com 1 escola estadual na cidade e 1 no distrito de Cachoeira Alegre, atendendo diferentes etapas e modalidades da Educação Básica.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR TOMÁS AQUINO PEREIRA

INSTITUCIONAL
A Escola Estadual Professor Tomás Aquino Pereira foi instalada em 20 de julho de 1928, com o nome de 4ª Escola Mista. Passou à categoria de Escolas Reunidas em 01/02/1939 denominada Escolas Reunidas Professor Tomás Aquino Pereira. Através do decreto 5475 de 13/08/1958 passou a chamar Grupo Escolar. Passou à Escola Estadual através do Decreto 16244 de 08/05/1974 em Resolução 1658 de 18/11/1975.
A instituição ofereceu o ensino de 1º Grau (1ª a 4ª série) até 1980. Em 01/01/1998 foi municipalizada, passando a oferecer o Ensino Fundamental – Anos Finais. O 2º Grau foi criado através do decreto 25628/86 de 21/02/1986. A portaria 409/86 de 22/02/1986 autorizou o funcionamento do 2º grau de forma gradativa com habilitação de Magistério. A portaria 998/97 de11/03/1987 autorizou o funcionamento da Habilitação de Técnico em Contabilidade. Em 1997 foi implantado o Ensino Médio Comum Geral. A Educação de Jovens e Adultos teve início em 01 defevereiro de 2005. No ano de 2021 foi municipalizado os anos finais do Ensino Fundamental, passando a ofertar apenas o Ensino Médio.
Atualmente a escola oferta Ensino Médio em Tempo Integral e Ensino Técnico Profissionalizante.
Como parte integrante da sociedade em que está inserida, deve propiciar um ambiente de interação e aproximação com a realidade, possibilitando o desenvolvimento de habilidades significativas para que seus educandos tenham competência para atuar no contexto em que vivem de forma autônoma, crítica e reflexiva. Uma instituição que almeja o desenvolvimento de um processo educativo que apresenta destreza, que não se atenha à simples transmissão de conteúdo, mas que priorize a qualidade, preparando o aluno para ser um cidadão conhecedor e praticante de seus direitos e deveres; que desenvolva suas potencialidades individuais de forma que lhes proporcionem condições de ascender na vida, garantindo uma real formação integral como pessoas de bem. Dessa forma, o ambiente escolar contribuirá para a formação de uma sociedade justa e, consequentemente, reduzirá as lacunas e disfunções da mesma.
É conveniente destacar que para que a unidade de ensino cumpra com seu dever de ensinar os alunos dentro dos princípios democráticos, se faz necessário um ambiente escolar em que esses princípios possam ser colocados em prática, ou seja, exista respeito mútuo entre todos os envolvidos no processo educacional e todas as visões e opiniões sejam valorizadas e ouvidas.
A ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR TOMÁS AQUINO PEREIRA tem ciência de que a escola é um lugar que deve propiciar aos alunos a possibilidade de viverem a experiência de assimilar e realmente viver os conceitos de justiça, respeito ao próximo e solidariedade. Em consideração desse fato, nossa instituição trabalha de modo que todos os alunos tenham oportunidades de se desenvolverem e tenham espaço de fala e reconhecimento de suas atitudes positivas, assim como sejam repreendidos pelos seus atos incoerentes.
É de fundamental importância considerar que a escola é um ambiente em que os educandos têm a oportunidade de conviver com pessoas diferentes e que são essas diferenças que permitem ao aluno entender que a sociedade é assim, um plural de pessoas cheias de manias e hábitos diferentes e que conviver harmonicamente é essencial para que todos fiquem bem. Aprendendo isso desde cedo, cultivou-se a referência de que respeitar o próximo é um valor importante para que a cidadania possa ser praticada todos os dias.
Nossa filosofia é a de que é extremamente importante para que esses alunos aprendam o valor das boas condutas e do respeito ao próximo na prática, permitindo e incentivando a troca de experiências, diálogo e acesso à cultura, de modo que cada aluno crie seu próprio senso crítico e consiga ser uma pessoa capaz de contribuir para melhorar a rotina de sua comunidade a partir de tudo que aprendeu e vivenciou na escola. Nosso objetivo é formar, idealmente, cidadãos éticos, social e ambientalmente responsáveis, com criticidade e autonomia de pensamento e engajados em transformar e melhorar a sociedade em que vivem.
É com base nessa desafiante tarefa que a ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR TOMÁS AQUINO elabora suas ações centradas na preparação do educando para participar de uma sociedade complexa como a atual, que requer aprendizagem autônoma e contínua ao longo da vida, aprimorando o educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado pela vida

Diretor(a) atual: GERALDO ANDRÉ RIBEIRO MATOLA
ETAPAS DE ENSINO OFERECIDAS: Ensino Médio em Tempo Integral e Curso Técnico Profissionalizante
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO SECRETARIA: De segunda a sexta-feira de 7 às 18 horas.
ENDEREÇO: Rua: Ferreira e Souza, 102, Centro, Barão do Monte Alto-MG. CEP: 36870-000
TELEFONE: (32) 37271026
E-MAIL: escola.96695@educacao.mg.gov.br; escola.96695.secretaria@educacao.mg.gov.br; escola.96695.financeiro@educacao.mg.gov.br
INSTAGRAM: @escola_prof.tomasaquino
FACEBOOK: Tomás Aquino Pereira
ESCOLA ESTADUAL DOMICIANO CERQUEIRA (DISTRITO DE CACHOEIRA ALEGRE)

INSTITUCIONAL
A E. E. “Domiciano Cerqueira” é pioneira em Cachoeira Alegre, distrito de Barão do Monte Alto – MG. Foi criada em 08 de janeiro de 1962, nos termos da Lei nº 2.610 e denominava-se “Escolas Reunidas Domiciano Cerqueira”, em homenagem ao senhor Domiciano Cerqueira de Castro, farmacêutico leigo, pessoa de muita influência na localidade e que muito lutou pela fundação da Escola.
Quando ainda não existia o prédio escolar, as aulas eram ministradas em diversas casas. E para que essas salas pudessem funcionar juntas, o governo estadual construiu um prédio escolar (prédio antigo), situado na Praça Olavo Carlos dos Santos, nº 118.
O primeiro nome dado à escola foi “Escolas Reunidas José de Paula Freitas”, nome de um líder político da época. Conforme depoimentos, sua inauguração aconteceu no dia 05/04/1959 e contava com 347 alunos. Nessa época a escola ficou sob a responsabilidade da Profª Maria Barros de Andrade Gomes. Era carinhosamente chamada de Dona Maricota. Filha de família tradicional da comunidade, respondeu pela escola até 06/08/1960.
Em 1960, o nome da Escola mudou, por ser proibido por lei dar nomes de pessoas vivas a estabelecimentos, passando a se chamar “Escolas Reunidas de Cachoeira Alegre”.
Em 31 de março de 1961, a profª Maria Aparecida da Silva Cerqueira, dona Zulinha, filha do patrono da Escola, é nomeada diretora. Foi nossa 1ª diretora e a dirigiu até 14/03/1966.
A profª Olívia Garcia David– dona Olívia – também prestou serviços a esta comunidade no período de 15/03/66 a 07/03/67. A diretora residia em Barão do Monte Alto.
Dirigiu também a escola, no período de 08/03/67 à 23/03/70, a profª Maria AparecidaFerrarez Bouzada– dona Aparecida – pessoa influente na comunidade, conhecida como uma grande leitora e esposa do 1º Farmacêutico Formado, Dr. Francisco Luiz Bouzada.
Em 02/04/70, assume a direção a profª Marisa de Paula Bouzada– dona Marisa – pessoa muito querida na comunidade e de muitos dons artísticos. Dedicou sua vida à direção da escola até 1º de fevereiro de 1974.
Aos 04/02/74, assume a direção da escola a profª Luciana Maria de Azevedo – Tia Luciana – professora muito respeitada, querida e de grande capacidade de liderança, onde dedicou muito de sua vida a esta escola. Ficou na direção até 20/02/87.
Em 1974, a Escola passou à categoria de Escola Estadual, com a denominação Escola Estadual Domiciano Cerqueira, de 1º grau, nos termos do Decreto nº 16.244, de 08 de maio de 1974, atendendo aos alunos de 1ª à 4ª série.
Modalidades de Ensino:
Atualmente a E.E. Domiciano Cerqueira oferta Ensino Médio em Tempo Integral e Técnico profissionalizante em Administração( noturno)
Missão, valores e projetos de destaque
O trabalho da escola desde sempre foi formar cidadãos para a vida e acreditamos que a transformação social se efetiva, inclusive, pela educação. Buscamos assim, formar uma sociedade mais justa e democrática, além de inclusiva e sustentável. Todavia, formar cidadãos que respeitem a ética e a moral, com senso crítico e analítico do mundo.
Uma sociedade que privilegie uma educação crítica, ativa, questionadora e atuante sobre questões que valorizem a vida, baseados em princípios e ideais de ação transformadora e qualidade de vida.
Todavia, adotando no processo de construção dessa sociedade a ética, como princípio norteador das relações sociais, assumimos, em conjunto, o compromisso de construção de nossa história. Participação e cooperação devem estar presentes na postura diária e na vida dos cidadãos.

Diretor(a) atual: RICARDO ANTONIO DA SILVA
ETAPAS DE ENSINO OFERECIDAS: Ensino Médio em Tempo Integral, Técnico Profissionalizante em Administração(noturno).
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA: De segunda a sexta-feira de 7:00 às 18:00 horas.
ENDEREÇO: Rua Alves Pequeno s/n, Distrito de Cachoeira Alegre, Barão de Monte Alto-MG. CEP: 36876000.
TELEFONE: (32) 99843-8867
E-MAIL: escola.96709@educacao.mg.gov.br; escola.96709.secretaria@educacao.mg.gov.br; escola.96709.financeiro@educacao.mg.gov.br
INSTAGRAM: @domicianocerqueira
FACEBOOK: Domiciano Cerqueira