SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA
São Francisco do Glória é um município da Zona da Mata em Minas Gerais, próximo a municípios como Vieiras e Miradouro, a cerca de 50 km da sede da SRE Muriaé. O município conta com 1 escola estadual sob a jurisdição da SRE Muriaé, atendendo diferentes etapas e modalidades da Educação Básica. ESCOLA ESTADUAL SANTO […]
São Francisco do Glória é um município da Zona da Mata em Minas Gerais, próximo a municípios como Vieiras e Miradouro, a cerca de 50 km da sede da SRE Muriaé. O município conta com 1 escola estadual sob a jurisdição da SRE Muriaé, atendendo diferentes etapas e modalidades da Educação Básica.
ESCOLA ESTADUAL SANTO AGOSTINHO

INSTITUCIONAL
A Escola Estadual “Santo Agostinho” recebeu este nome em homenagem ao Filósofo “Santo Agostinho”, um pensador de grande sabedoria e profundo conhecimento.
A escritura de doação do terreno da Escola foi feita pelo Cartório do 2° Ofício, Rômulo de Barros, Carangola, MG, sendo composta pelos cidadãos Agostinho Brandão, Virgílio Rodrigues Pedrosa, Azarias Varela de Azevedo, residentes em São Francisco do Glória-MG. O terreno da Escola possui área total de 2.223.225 metros. Foi denominada inicialmente como “Escolas Reunidas” e suas instalações eram em uma casa de telhas e assoalhos de madeiras, localizada a Rua Dos Pinheiros, atual rua Azarias Varela de Azevedo, em frente à Igreja Matriz, tendo como primeira Diretora Sra. Maria Pio de Abreu. O prédio não oferecia boas condições de funcionamento, tendo apenas duas salas de aula que não comportavam o grande número de alunos matriculados.
A Revolução de 1930, bem como a Anarquia existente em São Francisco do Glória naquele tempo, muito prejudicaram a escola em seus primeiros anos de funcionamento, tendo de recorrer a poderes públicos para garantir a frequência dos alunos matriculados.
Em 1947, a escola se achava sob a Direção de Corina de Souza Azevedo, tendo como Inspetor Técnico Regional o Sr. Astolfo Gusman. O prédio da referida escola foi reformado por ordem da SEE/MG, podendo então oferecer melhores condições de funcionamento.
Com o aumento de alunos matriculados, houve a necessidade da construção de um prédio novo que, depois de construído, foi inaugurado em 1955, através de Cerimônia com a presença de autoridades ilustres. Foi instalado, no dia 27/02/1955, no novo estabelecimento de ensino, até então sob a denominação de “Escolas Reunidas”, o Grupo Escolar conforme determinação do Exmo. Sr. Chefe do 2° Departamento de Ensino Primário. Até então a Escola funcionava no prédio que atualmente é ocupado pela Prefeitura Municipal. Nesta data foi feito o termo de instalação, com prédio construído na Praça São Francisco de Assis, que nasceu da necessidade de ampliação de mais salas de aula. Participaram desse processo os senhores: Sabino Gomes Cardoso, inspetor escolar; Joaquim Antônio Moreira, Prefeito Municipal; Wadson Matos, Coletor estadual e Padre Inácio Tito de Azevedo.
Em julho de 1976, foi reformado o prédio da escola pela “Carpe”, com autorização do Sr. Governador do Estado, Dr. Levindo Ozanem Coelho. A Escola então, passou a funcionar no prédio da Escola da Comunidade Domingos Laviola, por lá ficando até outubro de 1978 quando na festa de “Franciscano Ausente” foi reinstalada a escola.
No dia 01/10/1978, às 12:00, foi inaugurada a reforma e ampliação da escola, com a presença do João Belo de Oliveira – Secretário de Ação Social e desportos, Dr. Eugênio Helim Dutra – Secretário de Estado de Educação, Dona Anita Ribeiro de Castro – Diretora l da SRE, Florence Fraga França, – Inspetora escolar, Senhor Wellington de Souza Lazaroni – Prefeito Municipal, Maria Emília Elsehor Moreira – Diretora da escola, Dr. Juarez Quintão Hosken – candidato a Deputado Estadual, Pe Inácio Tito de Azevedo – Pároco, Joel de Souza Azevedo entre outra tantas pessoas da comunidade.
A Escola Estadual Santo Agostinho, de acordo com os registros escolares, também já foi chamada de: Grupo Escolar, Escolas Reunidas, Escolas isoladas, Grupo Escolar Santo Agostinho e
Escola Estadual Santo Agostinho.
Os Diretores que atuaram na Escola Estadual Santo Agostinho, até a atual Gestão, foram: Maria Pio de Abreu, Antônia Pio de Abreu, Gabriela de Lima Fernandes, Beatriz Brandão, Corina de Souza Azevedo, Haydée de Souza Azevedo, Germesina de Oliveira, Thereza Perón, Maria Emília Elsehor Moreira, Gelsumina Ricardo, Lígia Maria Martins, Mariza Moreira, Maria Angélica Leoni, Maria Auxiliadora C. Laviola Mascarenhas, Cornélia Márcia Montezano da Mata, Elizeu Magno de Paula, Sara Soares Laviola de Souza.
Atualmente a escola é composta por Diretora Escolar, Vice-diretora escolar, Secretária escolar, especialistas da educação básica, docentes e servidores administrativos (ATB’s e ASB’s). Toda a equipe da escola tem a honra e responsabilidade de levar avante o nome de sucesso, competência e trabalho sério na Educação do Município de São Francisco do Glória-MG, nestes anos de existência da Escola Estadual “Santo Agostinho”.
A Escola Estadual Santo Agostinho tem como missão oferecer uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento integral do aluno, formando cidadãos críticos, éticos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo. Busca constantemente integrar o conhecimento científico, cultural e humano, valorizando o protagonismo estudantil e o compromisso social.
Seus valoresestão pautados no respeito, na responsabilidade, na solidariedade, na cooperação e na busca pela excelência. A escola acredita que a educação transforma vidas e que o aprendizado se constrói em um ambiente acolhedor, participativo e comprometido com o bem comum.
Entre os projetos de destaque, estão o Curso Técnico em Agronegócio, que une teoria e prática na formação profissional dos alunos; a Feira de Empreendedorismo, reconhecida com o selo prata em Minas Gerais, que estimula a criatividade e a inovação; I Circuito Agro: “Pelos olhos dos alunos”, que promove a integração entre os estudantes e a comunidade por meio da exposição de maquetes, produtos e práticas sustentáveis do campo; a Feira 5S “Saberes, Sementes, Sabores, Sociedade e Sustentabilidade” que incentiva a responsabilidade e o cuidado com o meio ambiente; Roda de Profissões envolvendo as etapas como autoconhecimento, definição de metas e objetivos para elaboração do projeto de vida; além da Feira de Ciências e a Feira de Matemática, que despertam o interesse pela pesquisa, pela experimentação e pelo raciocínio lógico; e o Projeto de Leitura, que valoriza o hábito de ler como ferramenta essencial para o conhecimento e a formação crítica.
A Escola Estadual Santo Agostinho segue firme em seu propósito de educar com amor, responsabilidade e compromisso social, preparando seus alunos para serem agentes transformadores da sociedade.

Diretor(a) atual: SARA SOARES LAVIOLA DE SOUZA
ETAPAS DE ENSINO OFERECIDAS: Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio Técnico Integral (EMTI) Profissional Agronegócio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) Anos Finais e Ensino Médio.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA: De segunda a sexta-feira de 7:00 às 21:30 horas.
ENDEREÇO: Rua Nossa Senhora Aparecida, n° 362, Centro, São Francisco do Glória-MG. Cep: 36810-000.
TELEFONE: (32) 99838-3153
E-MAIL: escola.99431@educacao.mg.gov.br; escola.99431.secretaria@educacao.mg.gov.br; escola.99431.financeiro@educacao.mg.gov.br
INSTAGRAM: @eesa9941
FACEBOOK: