A Escola Estadual Engenheiro Flores, localizada no Município de Muriaé, está em obras, com espaços limitados, sem Biblioteca, o que traz muitos desafios para o desenvolvimento de um Projeto de Leitura e Escrita no âmbito escolar.
Porém, as Professores de Ensino e Uso da Biblioteca reinventaram um novo espaço para a leitura: o pátio da escola. Pensando em proporcionar um espaço diferenciado para a leitura e incentivar o hábito de ler de forma atrativa, as PEUBs decidiram montar uma Biblioteca no Pátio, para desenvolver ações do Projeto de Leitura e Escrita, que foi nomeada como "Biblioteca em Movimento".
A atividade acontece durante o intervalo, em um espaço ambientado próximo à área externa, onde os estudantes têm acesso rápido a diferentes obras, sejam elas clássicas ou atuais, com o objetivo de despertar a curiosidade para diferentes leituras, escolher um livro e se sentar para apreciar as histórias ao ar livre. Além disso, os estudantes podem realizar a retirada de livros durante a exposição do acervo para levar para casa. A Biblioteca em Movimento, também, realiza rodas de leitura em sala de aula, com a mediação das Professoras de Ensino e Uso da Biblioteca.