A SRE Muriaé realizou, no último dia 06 de agosto de 2024, o 1º Encontro Presencial com os Especialistas em Educação básica, das escolas estaduais da circunscrição, visando discutir sobre a importância do Conselho de Classe no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
Para a consagração do Encontro, foi proposto ao grupo de trabalho presente, uma leitura reflexiva do Documento Oficial elaborado pela SEE/MG, "Diretrizes do Conselho de Classe". No decorrer da proposta de trabalho, os servidores das escolas estaduais se debruçaram sobre várias questões que interferem no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, tais como: o processo de convivência entre professores e alunos, e esses com seus pares; o processo de avaliação da aprendizagem; o processo de intervenção pedagógica; a gestão da sala de aula; a importância do uso de metodologias ativas etc.
Durante a realização do trabalho proposto, todos os profissionais fizeram um contraponto com a legislação pertinente ao funcionamento das escolas estaduais de Minas Gerais, a Resolução SEE/MG nº 4.948, de 25 de janeiro de 2024 e, sobretudo, com a realidade vivida no chão da escola.
O Encontro contou com a presença dos Especialistas em Educação Básica das escolas estaduais, dos Analistas Educacionais da DIVEP/DIRE, dos Professores do Programa de Recomposição das Aprendizagens - PRA e da equipe integrante da Inspeção Escolar da SRE Muriaé. Contamos também com a presença da Diretora Jomara Soares Melo, da E.E. Antônio Viçoso Magalhães, que apresentou a prática do Conselho de Classe da escola. A responsável pela mediação do Encontro foi a Analista Educacionial da DIVEP/DIRE, Maria Cristina de Campos. Agradecemos à Diretora Jomara, pelo compartilhamento da prática.