Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2024, aconteceu o 2º Seminário ICEB, na modalidade virtual, por meio do Canal Estúdio Educação MG, com o objetivo de realizar a culminância dos trabalhos desenvolvidos pelos Núcleos de Pesquisa participantes do Edital 2023/2024, do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).
O Núcleo de Pesquisa da Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria, da cidade de Muriaé, apresentou os resultados do Projeto Poluição do Solo, com o título "Sustentabilidade na cafeicultura: indicadores de qualidade do solo e das plantas em sistema de manejo agroecológico e convencional".
A aluna Nayara Braga Freire apresentou para os participantes do Seminário a metodologia científica desenvolvida ao longo de todo o Projeto, explicando os resultados obtidos, a análise, discussão e considerações da pesquisa. Este Projeto, que se estendeu pelos meses de maio de 2023 a dezembro de 2024, contou com a coleta de dados em campo no Distrito de Belisário (Muriaé), pesquisas de referências na área de agroecologia e culturas com agrotóxicos, visitas técnicas a Universidades e viagens culturais de perspectiva científica. O desenvolvimento do Projeto na Escola contou com o apoio financeiro e a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). A experiência de produzir ciência possibilitou aos estudantes vivenciarem a metodologia científica no Ensino Médio, no percurso da Educação Básica.
A Superintendência Regional de Ensino de Muriaé parabeniza a equipe gestora e pedagógica da Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria e os estudantes do Núcleo de Pesquisa, por todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos de 2023 e 2024. A pesquisa científica na Educação Básica é extremamente importante e um caminho de entrada para a formação de pesquisadores em Nível Superior.