FEVEREIRO / MARÇO / ABRIL

 1º Momento 

01-Analisar quadro de distribuição de aulas e turmas.

02-Elaborar Quadro de Pessoal para monitoramento da Inspeção

03-Verificar o Calendário Escolar, inclusive o pedagógico, aplicando o crivo para garantir o fechamento da carga horária anual.

04-Verificar a distribuição de turmas, observando o número de alunos por sala e turnos de funcionamento e aprovação no SIMADE.

05-Verificar a matriz curricular, o quantitativo de aulas de cada conteúdo, em especial, de Língua Portuguesa e Matemática.

06-Verificar adequação da Matriz Curricular com o Horário de Aulas e Livro de Ponto.

07-Verificar os processos de designação/documentação: utilizar o crivo de documentos.

08-Solicitar a apresentação e exposição do quadro de horário de trabalho dos servidores fora da regência.

09-Solicitar, para monitoramento, o quadro de férias do pessoal fora da regência.

10-Verificar e orientar quanto às atribuições dos servidores em ajustamento funcional: Ata de atribuições e encaminhamento para SRE.

11-Verificar as autorizações para secretariar e lecionar, solicitando (VER) as autorizações.

12-Orientar a Direção para realização de reunião com ASB para organização de serviços, apresentação do novo cardápio e orientações legais.

13-Orientar a aplicação do Questionário para os alunos da EJA e ensino médio, com o objetivo de montar um perfil detalhado desta clientela. 

14-Orientar o preenchimento dos Diários de Classe da Disciplina “Diversidade”, inclusive o de “Atividades complementares” e depois repassar ao especialista as orientações para elaboração de projeto na Disciplina Diversidade.

 

2º Momento 

01-Verificar as pastas individuais dos alunos admitidos em 2016: organização da pasta, existência dos documentos, arquivamento e casos de dispensa de: Educação Física, Ensino Religioso.

02-Analisar os Históricos Escolares dos alunos matriculados por transferência para os casos de adaptação, aproveitamento de estudos, classificação/reclassificação e/ou progressão parcial.

03-Observar as questões referentes à limpeza da escola, higienização e manuseio de alimentos na cozinha, acondicionamento e validade dos produtos.

04-Analisar os resultados das avaliações diagnósticas aplicadas aos alunos e propor ações.

05-Verificar os resultados dos EI – dezembro – se todos os alunos fizeram as provas e, em caso de ausência, verificando as providências tomadas pela escola e apurando alunos que ficaram em progressão parcial.

06-Verificar os planos de estudos individuais e cronograma de atendimentos aos alunos em Progressão parcial.

07-Acompanhar o registro do ponto X relatório 22.

 

3º Momento 

01-Orientar a direção para elaboração do PGDI e monitorar o lançamento do processo de 2016 no SISAD.

02-Verificar a merenda escolar quanto a: acondicionamento, validade dos produtos, cardápio (exposição e cumprimento) e atendimento a todas as regras relativas aos ASB que atuam na cozinha.

03-Verificar o resultado da recuperação bimestral: comparecimento ou não dos alunos e providências tomadas quanto às ausências e Plano de Intervenção para os alunos com dificuldades.

04-Conhecer o atendimento da Biblioteca Escolar nos variados turnos, no que se refere à pesquisa, empréstimo de livros e PIP, bem como os projetos que são desenvolvidos pelo PEUB, fazendo sugestões para sua melhoria. Verificar a assinatura no Termo de Compromisso do PEUB em livro próprio.

05-Solicitar o plano de ação do Supervisor Pedagógico e Orientador Educacional, quando o caso, analisando a eficiência destes para atendimento às necessidades da escola.

06-Verificar os temas das reuniões pedagógicas realizadas em 2016, através das atas registradas, para avaliação e sugestão de melhoria.

07-Solicitar um planejamento trimestral das reuniões pedagógicas e das reuniões do Colegiado Escolar.    

 

MAIO / JUNHO / JULHO

 

1º Momento 

01-Verificar o Livro de Ponto cruzando os dados com a Guia de Ocorrência.

02-Analisar casos de designação e dispensa, sempre que necessário.   

03-Monitorar através do cronograma da escola as ações desenvolvidas pelos professores em seu horário de planejamento do Módulo II.

04-Monitorar através do Plano de Ação o trabalho desenvolvido pelo especialista na escola.                        

05-Analisar o preenchimento do Histórico Escolar, de acordo com as orientações legais.

06-Redigir o Termo de Exercício para o Vice e ou Especialista para as escolas em que houver afastamento legal do Diretor.

07-Acompanhar Projetos da SEE desenvolvidos na escola.           

08-Verificar a realização do Conselho de Classe ao final de cada bimestre.

 

2º Momento 

01-Orientar as escolas sobre as Diretrizes do Plano de Atendimento Escolar;

02-Verificar livros de escrituração escolar: Ata de resultados finais 2015, inclusive no SIMADE; Livro de Matrícula 2016 e demais Atas (reuniões pedagógicas e colegiado), verificando a escrituração e orientando correções, se necessário.

03-Identificar casos de irregularidade de vida escolar, propondo medidas para sua correção.  

04-Verificar se a escola utiliza instrumentos diversos para avaliação da aprendizagem

 

05-Analisar com a escola os resultados das Avaliações Externas (PROALFA e PROEB) e verificar como se encontram, no ano de escolaridade, as competências avaliadas, propondo a análise comparativa do desempenho da turma no ano de escolaridade que hoje se encontram e sugerir ações para promover o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos. 

06-Verificar com a escola a proficiência, cobrada no Acordo de Resultados, para o ano de 2016 e identificar o percentual de alunos dentro de cada nível, tendo em vista a matrícula do referido ano.

07-Monitorar quadro de pessoal elaborado pela Inspeção 

 

AGOSTO / SETEMBRO

 

1º Momento 

01-Conferir o número de alunos na sala de aula para fins de atualização dos dados no sistema – alunos transferidos e evadidos. 

02-Examinar periodicamente a fidedignidade do Quadro de Pessoal, conforme regularização vigente, para verificar comporta.

03-Discutir com a Direção as Diretrizes do Plano de Atendimento Escolar

04-Analisar e acompanhar o plano de atendimento 2016/2017.                                                                                          

05-Examinar e orientar regularidade de vida escolar de aluno transferido verificando adaptações, aproveitamento de estudos, período de matrícula na escola de destino, frequência e desempenho da escola de origem.

06-Verificar com a comissão de avaliação de desempenho o 1º monitoramento dos servidores (ADI, AED e PGDI) e a inserção no SYSAD.

07-Monitorar “atividades complementares” da EJA/EM Noturno e os registros nos diários de classe.

 

2º Momento 

01-Analisar os resultados das avaliações internas do 1º Semestre e verificar como ficaram os resultados com os Estudos Periódicos de Recuperação, comparando os resultados das avaliações do 1º e 2º Bimestres, por disciplina. 

02-Levantar os resultados da Progressão Parcial, verificar registros (diário e ata), inserção de dados no SIMADE.  

03-Informar com o Especialista se as estratégias de atendimento aos alunos de Baixo Desempenho estão sendo trabalhadas na escola/sala de aula (intervenção pedagógica).

04-Acompanhar no SIMADE a inserção dos resultados avaliativos do 2º bimestre.  

05-Acompanhar as alterações ocorridas na vida do servidor (validação do relatório 22).

06-Monitorar o Plano de ação do PEUB e fazer sugestões para melhoria.

07-Monitorar as ações proposta para o Plano de Melhoria/2016-2017 (Prêmio Gestão). 

08-Acompanhar o cronograma de ações nos estudos periódicos de recuperação do 3º bimestre.

09- Monitorar quadro de pessoal elaborado pela Inspeção 

 

 

OUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO

 

1º Momento 

01-Fechamento do 3º Bimestre, com lançamento no SIMADE.

02-Levantamento dos alunos infrequentes, aplicando a Lei Estadual 15455

03-Levantamento dos alunos com problema de frequência para análise do aproveitamento e Reclassificação, se for o caso. 

04-Monitorar a aplicação do PAAE de 6º ao 9º ano do EM segundo o cronograma definido pela SEE.

05-Monitorar SIMAVE – PROALFA e PROEB através da capacitação dos envolvidos, aplicação das provas e monitorar aplicação da ANA nas escolas.

06-Orientar escrituração de final de ano: Ata de resultados finais; Livro de matrícula 2016/2017; Diários de classe 2016.

07-Revisão da Carga Horária do Módulo II.

08-Fechamento das adaptações Curriculares.     

  

                   2º Momento 

01-Verificação dos Planos Individuais de Estudos a serem entregues aos alunos de Estudos Independentes, com comunicação às famílias.

02-Acompanhamento do 4º Bimestre.

03-Fechamento da média anual e levantamento dos alunos para Estudos Independentes.

04-Levantamento do número de aulas previstas e dadas para compensação de carga horária, se necessário.

05-Renovação de matrícula e matrícula inicial.

06-Acompanhar a Conclusão do processo de Avaliação de Desempenho.

07-Organização da Escola para 2017:  Enturmação; Prévia da distribuição das aulas; Previsão para designações; Calendário Escolar e Calendário Pedagógico; Quadro curricular.

 

08-Analisar os Regimentos Escolares para protocolar na SRE. 

 

 


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