PATROCÍNIO DO MURIAÉ

Patrocínio do Muriaé é um município da Zona da Mata em Minas Gerais, próximo a municípios como Laranjal e Eugenópolis, a cerca de 35 km da sede da SRE Muriaé. O município conta com 1 escola estadual sob a jurisdição da SRE Muriaé, atendendo diferentes etapas e modalidades da Educação Básica. ESCOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO […]

09/10/2025
-
5 min de leitura

Patrocínio do Muriaé é um município da Zona da Mata em Minas Gerais, próximo a municípios como Laranjal e Eugenópolis, a cerca de 35 km da sede da SRE Muriaé. O município conta com 1 escola estadual sob a jurisdição da SRE Muriaé, atendendo diferentes etapas e modalidades da Educação Básica.


ESCOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO



INSTITUCIONAL

A história da escola perdura as seguintes décadas:

a) Nas décadas de 1920 – 1930 a cidade de Patrocínio do Muriaé, que ainda era distrito de Muriaé, enfrentava problemas de falta de escola. Na época funcionavam duas turmas multisseriadas, até a 3a série, separadas por sexo e vistoriadas por um Inspetor de Ensino Estadual que fazia essa inspeção periodicamente. Pelo Decreto Lei no 9472 de 26 de fevereiro de 1930 foi criado o I Grupo Escolar de Patrocínio do Muriaé, localizado à Av. Silveira Brum, n 20, cujo local atualmente é sede da Prefeitura Municipal. O Estabelecimento de Ensino recebeu o nome de “Grupo Escolar José Bonifácio” em homenagem a uma personagem da História, representante do Brasil no Ministério Português, Patriarca da Independência. O prédio escolhido era de propriedade particular, cujo dono era Bento Xavier Coutinho. Era uma casa residencial que foi adaptada para receber os alunos. Na solenidade de Inauguração estiveram presentes autoridades locais, representantes políticos influentes da época. A Direção Escolar foi confiada a Adélia Guimarães, substituindo a Diretora Maria de Lourdes Pompei Xavier, que estava a serviço antes da Criação do Grupo Escolar. A Diretora Adélia Guimarães permaneceu no cargo até 1939. A escola continuava perseverante no trabalho educacional. Com o aumento da demanda escolar houve, também, ampliação de seus atendimentos.

b) Em 17 de janeiro de 1951, através da Lei Municipal no 96, foi autorizado ao Município de Muriaé doar ao Estado de Minas Gerais o terreno localizado no largo da Matriz, em Patrocínio do Muriaé, destinado a construir a escola. Foi informado que o terreno pertencia ao Patrimônio de Nossa Senhora do Patrocínio.

c) De 1960 a 1970: Nomeação e posse da Diretora Escolar Carmen Campos Cardilo e construção do novo prédio escolar, em novo endereço, à Av Coronel Telêmaco pompei, 120. A partir de 1963 a escola passou a funcionar nesse local.

d) Em 1965 foram iniciadas as aulas de Educação Infantil. O Governador José de Magalhães Pinto determinou a instalação Infantil e, em 16/11/1965, através da Lei no 3.752 foi autorizada a construção da sala de aula para Educação Infantil.

e) Em 13/09/1973 foi sancionada a Lei 6141, regulamentada em 02/04/1974, que registrou a Caixa Escolar Dr. Francisco Campos sob no 2.537. A Caixa Escolar funcionava em condições precárias com apoio irrestrito da comunidade. O nome da Caixa Escolar Dr Francisco Campos foi escolhido para homenagear o Secretário de Educação que assinou o Decreto de criação do Grupo escolar em 1930.

f) Na década de 80 foi implantada a extensão de série através da Resolução SEE/MG no 4813/1984, sendo autorizada e assinada pelo Ilustre Governador Tancredo de Almeida Neves e Secretário da Educação Octávio Elísio Alves de Brito. O Secretário visitou a escola para verificar as reais condições de funcionamento para aprovação do projeto de reforma do prédio escolar. A Secretária Municipal de Educação indica para Direção da escola a professora Maria Claide Cardilo e Lima. Grande festa de inauguração da reforma do prédio foi feita. Estiveram presentes personalidades políticas como o Governador do Estado de MG, na época Hélio Garcia, o candidato ao governo de Minas gerais, Newton Cardoso, políticos locais, funcionários e demais membros da comunidade. A rede física da escola foi totalmente reestruturada, com acréscimo de novas salas, cozinha moderna, pátio coberto e um belo jardim.

g) Em 1990 foi implantado o Ensino Médio através do Parecer no 197/90 do CEE/MG, aprovado em 20/03/1990. Um dos deputados que abraçou esta causa foi, dentre outros, Delfim Ribeiro.

* Criação da escola através do Decreto Lei no 9472/30, MG de 26/02/30;
* Recebeu a denominação de Grupo Escolar “José Bonifácio”, em homenagem a José Bonifácio de Andrade e Silva, que foi um naturalista, estadista e poeta brasileiro. É conhecido pelo epiteto de “Patriarca da independência”, por ter sido uma pessoa decisiva para a Independência do Brasil;
* Foi autorizada a extensão da 5a série através da Resolução no 4813/84 de 25 de Janeiro de 1984, publicado no Minas Gerais de 10/02/1984;
* O Decreto Lei no 31.302/90 implantou o Ensino Médio e o Parecer 207/90 autorizou a implantação do 2o ano, de forma gradativa, sem habilitação profissional.

NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO OFERECIDOS

  • Ensino Regular

Ensino Fundamental- anos finais (6º ao 9º ano)

Ensino Médio (1º ao 3º ano)

  • Integração com Salas recursos
  • Integração com professor apoio


Diretor(a) atual: ANDREZZA DE OLIVEIRA RIBEIRO ORLANDO


ETAPAS DE ENSINO OFERECIDAS: Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Ensino Regular

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA: De segunda a sexta-feira de 7:00 às 18:00 horas.

ENDEREÇO: Avenida Coronel Telêmaco Pompei, n°120, centro, Patrocínio do Muriaé-MG. CEP: 36860-000.

TELEFONE: (32) 3726-1353

E-MAIL: escola.99121@educacao.mg.gov.br; escola.99121.secretaria@educacao.mg.gov.br; escola.99121.financeiro@educacao.mg.gov.br

INSTAGRAM: @e.e.josebonifacio

FACEBOOK: José Bonifácio