O PRA - Plano de Recomposição das Aprendizagens nasceu com o “objetivo de reduzir a defasagem de ensino e de aprendizagem dos estudantes ao longo da escolarização, e elaborar estratégias de ensino com foco na recuperação e recomposição das aprendizagens a partir das habilidades previstas na Base Nacional Comum e no Currículo Referência de Minas Gerais”, a partir da apuração dos resultados obtidos no PROEB 2021, que apontaram uma perda na aprendizagem dos estudantes em Minas Gerais, bem como em outros estados e países, após o período pandêmico.

Para alcançar esses objetivos, a equipe do PRA, formada por professores e especialistas da educação básica, no ano de 2023, atuou no desenvolvimento de ações pedagógicas e de monitoramento relativos à operacionalização do Plano de Recomposição das Aprendizagens, apoiando as escolas estaduais na elaboração de estratégias de ensino para melhoria da aprendizagem e dos resultados dos indicadores educacionais da rede estadual de ensino. A execução deste trabalho foi pautada nos eixos estruturantes do PRA: Evasão, Lacunas de aprendizagens e Aspectos socioemocionais.

PRA Ano 2/2024

Premissas:

Garantia das aprendizagens - Intervenção: Recomposição, Reforço Escolar, Agrupamento, Leitura e Escrita, Formação de Professores, Reuniões Pedagógicas;

Desenvolvimento das competências socioemocionais – Programa de Convivência Democrática 3ª Edição, Formação Saúde Mental, Projeto Socioemocional;

Garantia de Permanência – Ambiente Acolhedor, Espaços de Convivência, Metodologias Ativas e Grupos de Estudos.

Objetivos: Monitorar as ações do Reforço Escolar, Agrupamento Temporário Intermitente, Projeto de Leitura e Escrita, e Projeto Socioemocional.

 

 
 

 

 


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