De 20 à 22/02, a Secretaria de Estado da Educação de MG, reuniu representantes do Grupo Gestor de cada SRE em Belo Horizonte, para a apresentação do planejamento do Programa Jovem de Futuro, com o objetivo de compartilhar o plano de ação e as diretrizes para o desenvolvimento do programa no ano de 2024.

O Programa Jovem de Futuro, em parceria com o Instituto Unibanco, tem como objetivo garantir a aprendizagem e  redução das desigualdades educacionais entre os alunos do Ensino Médio como consequência de uma gestão orientada para o avanço contínuo da educação pública. O Programa disponibiliza para as escolas e as regionais uma metodologia e instrumentos que dão suporte ao trabalho de gestão.

As ações do Jovem de Futuro estão estruturadas em cinco eixos, sendo eles governança, assessoria técnica, formação, mobilização e gestão do conhecimento, que se articulam por meio do método Circuito de Gestão. O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Educação Igor de Alvarenga, que reforçou sobre a importância do envolvimento da comunidade escolar para a garantia da implementação de todas as ações. “É essencial que cada ator dentro do ambiente escolar cumpra suas funções para torná-lo mais atrativo e motivador. Precisamos simplificar e organizar os processos, para que nosso planejamento possa ser colocado em prática com efetividade na vida escolar dos estudantes”.

A Secretária Adjunta Geniana Faria, também esteve presente neste evento e destacou: “O planejamento das ações do Jovem de Futuro, tem que estar casado com o que já é feito e pensado na escola, de forma conjunta. O fator socioemocional precisa ser levado em conta, pois afeta diretamente quem ensina e quem aprende. Precisamos colocar isso em pauta, pois é um fator que afeta os resultados dentro do ambiente escolar”.