O Governo de Minas Gerais por meio do programa “Trilhas de Futuro”, irá expandir o número de vagas gratuitas na educação profissional. O programa é resultado do trabalho conjunto entre as secretarias de Estado de Educação (SEE/MG), de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Inicialmente, serão ofertadas 40 mil vagas para cursos técnicos. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados para participar receberão vale-transporte e alimentação. A previsão de investimento da SEE/MG nesta iniciativa é de R$ 534,7 milhões. O catálogo de cursos contará com cerca de 80 opções.

Os cursos serão ofertados a partir da contratação, via edital de credenciamento, de vagas em instituições públicas e privadas que ofertam cursos técnicos em Minas Gerais.

O processo de inscrição e matrícula dos estudantes será realizado por meio de um sistema de gestão específico, elaborado pela SEE/MG para o monitoramento do programa. A previsão é de que as aulas comecem no mês de outubro.

A resolução regulamentando o programa e o edital que dão publicidade ao cronograma de credenciamento das instituições e de inscrições para os cursos, segue abaixo.

Claudia Antônia da S A Vale

Coordenadora do Serviço de Inspeção