Com o intuito de divulgar amplamente as informações sobre o ENEM/2025 entre os estudantes das escolas de Ensino Médio da SRE Muriaé, Comunidade Escolar e, principalmente, incentivá-los para inscrição e participação, apresentamos um consolidado com orientações sobre a Edição do ENEM 2025 e Edital ENEM nº 52 de 23/05/25, para os alunos público-alvo do ENEM.
Na oportunidade, pensando em uma melhor forma de acesso dos estudantes às informações, de maneira interativa e diferente, lançamos nesta data (30/05), um Desafio, a saber:
Para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, com o apoio de um profissional da escola, (Coord. do Ensino Médio, Vice-diretor, Professor ou EEB), de posse das orientações abaixo e Edital nº 58/2025, solicitar aos alunos a produção de um vídeo criativo de 3 minutos, contendo as informações mais relevantes sobre o ENEM, incentivando outros estudantes a se inscreverem, assim como a participarem dos 02 (dois) dias de realização das provas.
O vídeo será selecionado por profissionais da SRE: Diretores, Analistas Educacionais e Inspetores Escolares.
A partir de terça-feira, dia 03/06, no turno da manhã, o vídeo escolhido será divulgado nas redes sociais da SRE Muriaé e encaminhado à SEE/MG.
Acreditamos que, com o potencial dos estudantes na utilização de ferramentas tecnológicas, por se tratar de uma atividade interessante e, ainda, ser um desafio interativo, produzirão o vídeo com muita empolgação.
* As informações acima também estarão disponíveis no Site e no Instagram da SRE Muriaé.
* Será importante cada escola oferecer um apoio aos estudantes, quanto à realização das inscrições no ENEM 2025.
A Superintendência Regional de Ensino de Muriaé promoveu, no dia 27 de maio de 2025, uma Palestra cujo tema foi: "Inteligência Artificial na Educação - Ferramentas e Estratégias para Professores". O evento foi organizado em parceria com o SEBRAE, contou com o apoio da FAMINAS, na cessão do auditório, e do SICOOB, que ofereceu um delicioso Coffee Break. Estiveram presentes, os Gestores, Especialistas em Educação Básica, Coordenadores do Ensino Médio e Professores das Escolas Públicas e Privadas de Educação Básica, Diretores e Representantes de Instituições de Ensino Superior, Prefeitos, Secretários Municipais de Educação e seus Representantes, e Servidores da SRE Muriaé.
No dia 24/05/2025 (sábado), a E.E. Silveira Brum realizou a culminância do Projeto Vinícius de Moraes. O mesmo foi elaborado pela equipe pedagógica da escola, desenvolvido durante o 1º bimestre e teve como objetivo principal promover a apreciação da literatura e da música brasileira, além de desenvolver habilidades de interpretação, análise crítica e criatividade.
Os trabalhos foram desenvolvidos a partir da introdução das obras de Vinícius de Moraes, como um marco na cultura nacional, proporcionando o estímulo da curiosidade e do interesse pela literatura e música brasileiras.
O evento foi realizado no Teatro Zacarias Marques e contou com a presença das famílias dos estudantes que se encantaram com as apresentações dos musicais.
A Superintendência de Regulação e Inspeção Escolar (SRI), vinculada à Subsecretaria de Articulação Educacional da SEE/MG, realizou em Jaboticatubas o 1º Encontro Técnico da Coordenação de Inspeção Escolar, no período de 08 a 10 de abril de 2025. Representando o Serviço de Inspeção Escolar (SIE) da SRE/Muriaé, as Inspetoras Amanda Beatriz e Jomara Soares participaram do encontro e, tão logo retornaram a Muriaé, reuniram com a equipe de Inspetores para socializar os principais pontos trabalhados no Encontro.
O Encontro Técnico da Coordenação de Inspeção Escolar, liderado pelo SRI Paulo Leandro de Carvalho, objetivou refletir sobre a identidade e o perfil da Inspeção Escolar em Minas Gerais e dialogar sobre a promoção da unidade entre coordenadores, a qualidade da educação, o papel do SIE, as atribuições atuais e a necessidade de construção de cenários inovadores para o futuro do SIE. Durante o encontro, foi abordado o contexto atual, as mudanças no perfil dos Inspetores Escolares, a necessidade de repensar o fazer do SIE, sua efetividade e eficácia e a importância de pensar uma identidade forte para um trabalho de excelência.
A metodologia do trabalho utilizada durante o encontro foi oportunizar momentos de reflexão, análise e discussão do Serviço de Inspeção Escolar realizado em todo o estado de Minas Gerais, bem como elaborar uma minuta de Resolução sobre o fazer deste profissional, principalmente quanto as atribuições dos Inspetores Escolares e da Coordenação do SIE. De acordo com Paulo Leandro, a proposta da SRI é promover uma mudança de cultura organizacional do SIE e enfatizou sobre a importância do SIE trabalhar mais próximo da Divisão de Atendimento Escolar (Divae) nas demandas que envolvem os processos dos Atos Regulatórios das redes municipal e particular de ensino.
Também presente no Encontro, o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga Oliveira Icassati Rojas, refletiu sobre o perfil do SIE, a atuação junto às escolas, a existência do retrabalho, a responsabilização. Solicitou que os registros no relatório de atendimento sejam ricos em informações e que, em breve, haverá um Sistema próprio para a emissão destes relatórios.
As Inspetoras informaram que o antigo Programa Jovem de Futuro, agora Circuito de Gestão (CdG), será ampliado para o Ensino Fundamental como forma de oportunizar aos gestores escolares a elaboração de um planejamento das ações dentro do Ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Verificar, Agir/corrigir). Em seguida, apresentaram os pontos principais da palestra trabalhada por Jane Reolo - Liderança Educacional – como, por exemplo, “Autoridade x Autoritarismo”, “Liderança e inteligência emocional”, “Comportamentos e Atitudes”. Lucas Jerônimo complementou com a Oficina "Clima e convivência - Estratégia de gestão de conflitos" cuja ênfase foi sobre “Clima: Interno e Externo”.
As Inspetoras Amanda Beatriz e Jomara finalizaram o trabalho dizendo que foi um encontro maravilhoso e que estão previstos encontros regionais para a participação de todos os Inspetores Escolares que atuam nas escolas estaduais mineiras.
Foi publicada em 16 de maio de 2025 a nova lei que dispõe sobre o reajuste dos valores de vencimento dos cargos das carreiras, cargos comissionados e gratificações de função do Grupo de Atividades de Educação Básica do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, conforme previsto na Lei nº 15.293, de 5 de agosto de 2004.
A Escola Estadual Engenheiro Flores, localizada no Município de Muriaé, está em obras, com espaços limitados, sem Biblioteca, o que traz muitos desafios para o desenvolvimento de um Projeto de Leitura e Escrita no âmbito escolar.
Porém, as Professores de Ensino e Uso da Biblioteca reinventaram um novo espaço para a leitura: o pátio da escola. Pensando em proporcionar um espaço diferenciado para a leitura e incentivar o hábito de ler de forma atrativa, as PEUBs decidiram montar uma Biblioteca no Pátio, para desenvolver ações do Projeto de Leitura e Escrita, que foi nomeada como "Biblioteca em Movimento".
O SIAUT é o sistema da SEE - MG que permite aos cidadãos solicitarem e receberem Autorização para Lecionar a Título Precário (ATL), Autorização para Direção (ATD) e também o Registro para Secretariar (RS).
Na primeira versão do sistema, serão atendidas as solicitações da rede regular de ensino, conforme a BNCC. Os cursos profissionalizantes permanecerão no modo atual, e em breve a solicitação será feita através do sistema.
O que são ATL , ATD e RS ?
A Autorização para Lecionar a Título Precário (ATL) é um serviço gratuito oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Destina-se a candidatos ao cargo de Professor de Educação Básica , contemplando os componentes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da Educação Profissional e de projetos educacionais autorizados pela SEE-MG.
Essa autorização pode atender às necessidades das redes estaduais, particulares e municipais de ensino, ampliando as possibilidades para os profissionais que desejam atuar na área educacional de forma temporária e contribuir para o fortalecimento da educação em Minas Gerais.
A Autorização para Direção (ATD) e o Registro para Secretariar (RS) são procedimentos regulamentados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que habilitam profissionais para atuar em funções administrativas e de gestão nas instituições de ensino do estado.
A ATD é voltada para candidatos específicos na ocupação de cargos de direção escolar, garantindo liderança alinhada às diretrizes educacionais e às necessidades das comunidades escolares. Já o RS é voltado para profissionais responsáveis pela organização e gestão de registros acadêmicos e administrativos, garantindo o funcionamento eficiente das secretarias escolares
Normativas:
Edital PS/SEE/MG N°4: Dispõe os critérios e procedimentos para inscrição e classificação de candidatos à convocação para o exercício de funções no Quadro do Magistério da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais , em conformidade com as diretrizes da Secretaria de Estado de Educação ( SEE/MG). Este edital abrange a atuação em diversas modalidades de ensino, incluindo Escolas do Campo localizadas em áreas de assentamento e Escolas Quilombolas, respeitando as especificidades dessas comunidades e garantindo o acesso à educação de qualidade.
Resolução CEE N° 495/2023: Dispõe sobre a habilitação e autorização para lecionar e dirigir e a concessão de registro para secretariar instituições educacionais públicas, privadas e comunitárias de Educação Básica, que integram o Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais, e a regulamentação do reconhecimento do Notório Saber de profissionais para docência na Formação Técnica e Profissionalem Nível Médio, para atender ao disposto no inciso V do artigo 61 da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências.
Documentação Necessária para Solicitar Autorização (ATL, ATD ou RS)
Diploma ou Declaração de conclusão de curso, com data de expedição máxima de 390 dias, acrescida do histórico escolar;
Declaração de matrícula e frequência em curso superior acrescida do histórico escolar (parcial) do curso (graduação);
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
Título de Eleitor;
Certidão de Quitação Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, extraída do site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE (www.tse.gov.br);
Certidão de reservista (em caso masculino)
Comprovante de endereço (Em nome do requerente, atualizado).
Dirigir e Secretariar:Antes de solicitar a autorização temporária para dirigir, é importante observar se já não é habilitado, conforme o art. 44 da Resolução CEE nº 495/2023:
"Art. 44 Para a gestão da instituição educacional, o representante da entidade mantenedora deverá indicar profissional habilitado com uma das formações elencadas a seguir:
I - curso de Pedagogia, com habilitação em Administração, ou Planejamento, ou Supervisão, ou Inspeção Escolar ou Orientação Educacional;
II - Licenciatura em Pedagogia após Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, Resolução CNE/CP nº 01/2006;
III - curso de Licenciatura, em qualquer área do conhecimento, acrescido de especialização lato ou stricto sensu, nas áreas de Gestão Educacional, ou Supervisão Educacional, ou Inspeção Escolar ou Orientação Educacional;
IV - Bacharelado ou Tecnológico, acrescido de pós-graduação lato ou stricto sensu, nas áreas de Gestão Educacional ou Supervisão Escolar ou Inspeção Escolar ou Orientação Educacional.
1º A comprovação de uma das titulações descritas nos incisos I a IV, por parte do profissional que atuará na direção da instituição educacional, dispensa emissão de Autorização Temporária para Dirigir (ATD).
2º Deverá ser indicado(a), pelo representante da mantenedora, um(a) diretor(a) escolar para cada unidade mantida, observando o disposto na legislação vigente."
Validação de Autorização (ATL , ATD e RS)
Para verificar a autenticidade da carteirinha, acesse o link abaixo (de acordo com o tipo de autorização/registro) e informe o CPF e o Código Verificador presentes no documento a ser verificado.