A Escola de Formação e de Desenvolvimento Profissional de Educadores, em parceria com a iniciativa Vivescer, do Instituto Península, realizou o Curso de Formação de Formadores em Acolhimento e Bem-Estar na Sala de Aula. Uma proposta formativa 100% voltada para o desenvolvimento dos profissionais da rede estadual de ensino, com o objetivo de apoiar a construção e fortalecer uma cultura de acolhimento em nossas escolas.
Tal proposta nasceu em resposta ao ainda desafiador cenário pós-pandêmico nas escolas, com índices elevados de ansiedade, estresse e sintomas de depressão entre estudantes, além das diversas questões relacionadas à convivência no ambiente escolar, e, em continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos 3 anos.
A Reunião de Gestão Integrada com as escolas – RGIE1, foi realizada no dia 22 de março. O encontro reuniu o grupo gestor da SRE, inspetores escolares, servidores da diretoria educacional, das demais diretorias da SRE e as Duplas Gestoras das 26 escolas que implementam o Circuito de Gestão - CdG, a fim de promover maior integração e alinhamento quanto a etapa de Planejamento, bem como apresentação de orientações necessárias à elaboração do Plano de Ação das escolas.
Visita da Superintendente Regional de Ensino, Lumena Maria Montezano Pacheco, da Diretora Educacional, Wilcilane Teixeira e da Inspetora Ana Paula, à E.E. Coronel Francisco Gomes Campos, localizada no Distrito de Itamuri, pertencente ao Município de Muriaé.
A 1ª reunião sobre a iniciativa “1 Milhão de Oportunidades – 1MiO”, aconteceu no dia 21 de março e contou com a participação das 08 (oito) escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral da Circunscrição da SRE Muriaé: EE João Teixeira Siqueira, EE Professor Orlando de Lima Faria, EE Santo Agostinho, EE Santo Antônio, EE Cônego Américo Duarte, EE Professor Tomás Aquino Pereira, EE Domiciano Cerqueira e EE Coronel Francisco Gama.
O Conselho de Representantes de Turma é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, desenvolvida desde 2017, que visa promover o protagonismo estudantil, empoderando e estimulando os discentes na participação democrática, na identificação e resolução de problemas locais e na melhoria da comunicação entre gestão escolar e estudantes.
O PRA - Plano de Recomposição das Aprendizagens nasceu com o “objetivo de reduzir a defasagem de ensino e de aprendizagem dos estudantes ao longo da escolarização, e elaborar estratégias de ensino com foco na recuperação e recomposição das aprendizagens a partir das habilidades previstas na Base Nacional Comum e no Currículo Referência de Minas Gerais”, a partir da apuração dos resultados obtidos no PROEB 2021, que apontaram uma perda na aprendizagem dos estudantes em Minas Gerais, bem como em outros estados e países, após o período pandêmico.
Visita da Superintendente Regional de Ensino, Lumena Maria Montezano Pacheco, e da Diretora Educacional, Wilcilane Teixeira, à E.E. Domiciano Cerqueira, localizada no Distrito de Cachoeira Alegre, pertencente ao Município de Barão do Monte Alto.
Conhecer a realidade de cada escola, suas especificidades, realizar a escuta ativa e o acolhimento dos profissionais e estudantes, é extremamente importante e necessário, para que juntos possamos encontrar os melhores caminhos educacionais, visando garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem.