A Superintendência Regional de Ensino de Muriaé realizou no dia 12 de dezembro de 2024, quinta-feira, no Tatersal do Sindicato Rural - Parque de Exposições de Muriaé, um grande evento: a 1ª Mostra de Profissões 2024. O objetivo principal do evento foi incentivar nossos jovens a prosseguirem com seus estudos no Ensino Superior, apresentando-lhes um panorama diversificado das possibilidades acadêmicas e profissionais que se abrem após a conclusão do ciclo escolar, oportunizar a aproximação dos estudantes com as diversas carreiras e cursos universitários da região, além de proporcionar um espaço de interação com profissionais experientes e representantes de instituições de Ensino Superior. Essa iniciativa busca não apenas informar, mas também inspirar nossos estudantes a prosseguirem nos seus Projetos de Vida, promovendo escolhas mais assertivas.
O Projeto "Sexta com Letras", da Biblioteca da Escola Estadual Santo Agostinho, do Município de São Francisco do Glória, elaborado pelas PEUBs Carla Martins Silva (Turno Matutino) e Cleonice Moreira Lelli de Lima (Turno Vespertino), com o apoio dos Líderes de Turma e os Alunos Protagonistas do EMTI (Ensino Médio em Tempo Integral), foi estruturado de forma a envolver os estudantes de maneira divertida e imersiva na prática da leitura.
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE MURIAÉ HOMOLOGAÇÃO – REF.: PREGÃO ELETRÔNICO N.º 01/2024 – PROCESSO DE COMPRAS: 1261023 000013/2024
Considerando o Decreto 48.723/2023, homologo o Pregão Eletrônico nº 01/2024, Processo de Compra n.º 1261023 000013/2024, para a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva em 1 (um) elevador, com substituição de peças e componentes, quando necessário, na Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, na seguinte forma:
LICITANTE - MANTIQUEIRA ELEVADORES LTDA - EPP
LOTE- 01
Muriaé, 11 de dezembro de 2024.
Lumena Maria Montezano Pacheco Diretor(a) da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé.
O Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Fundação Helena Antipoff. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre questões globais relevantes, que também impactam significativamente na comunidade local. Busca empoderar os estudantes para que reconheçam seu papel como cidadãos ativos na sociedade e possam exercê-lo com confiança e responsabilidade.
Destinado aos estudantes do primeiro ano das escolas pioneiras na implementação do Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, foram abertas inscrições em junho de 2024. Na circunscrição da SRE Muriaé, 5 estudantes se inscreveram para o desafio. Foram classificados 222 estudantes mineiros na primeira fase do Projeto. Nossos 5 estudantes passaram por um processo seletivo e formativo (Fase 01) e o período preparatório para o intercâmbio (Fase 02).
Agora, na fase semifinal, 2 estudantes da circunscrição da SRE Muriaé estão entre os 100 alunos selecionados. São eles:
- E.E. Professor Orlando de Lima Faria (Muriaé) - Paulo Henrique Rodrigues Martins.
- E.E. Santo Antônio (Miraí) - Fagner Albano Aguiar.
Nos dias 5 e 6 de novembro de 2024, a Escola Estadual São José, localizada no Distrito de Cisneiros, da cidade de Palma - MG, representando a Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, participou do Seminário de "Práticas de Sucesso da GIDE 2024". Durante o evento, a escola apresentou seu projeto intitulado "São Pequenas Atitudes que Podem Mudar o Mundo".
Cada uma das 47 SRE do Estado de Minas Gerais escolheu uma Prática de Sucesso desenvolvida por uma de suas escolas estaduais participantes do Projeto GIDE (Gestão Integrada da Educação), no ano de 2024, para ser representada no Seminário de Práticas de Sucesso que foi realizado na cidade de Belo Horizonte - MG.
Para solicitar a Licença para Interesses Particulares (LIP), tanto a escola quanto o servidor têm responsabilidades específicas no processo criado dentro do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Confira abaixo a lista detalhada de documentos necessários para a formalização do pedido de afastamento.
Documentos a serem providenciados pela Escola e pelo Servidor:
Requerimento Padrão: Deve ser preenchido com a exposição do motivo do afastamento, assinado pelo servidor, com a assinatura e o carimbo da chefia imediata. O requerimento padrão está disponível em anexo.
Formulário de Informações Complementares: O formulário deve ser assinado pelo servidor e conter a assinatura e o carimbo da chefia imediata, do diretor da DIPE e do superintendente. O formulário também está disponível em anexo.
Termo de Ciência: O servidor deve assinar o termo de ciência, que confirma o entendimento sobre as condições da licença. O termo está disponível em anexo.
Declaração de Cumprimento de Estágio Probatório: Caso o servidor não tenha cumprido o estágio probatório, deve ser apresentada uma declaração informando que o servidor possui dois anos de efetivo exercício no cargo. Esse documento é necessário apenas quando o servidor está no nível I e grau A.
Certidão Negativa do IPSEMG: É necessário apresentar uma certidão negativa do IPSEMG com validade de 90 dias.
Justificativa do Servidor (Somente para Novos Períodos ou Prorrogações): Caso o servidor esteja solicitando um novo período ou prorrogação da LIP, deve ser apresentada uma justificativa detalhada.
Informação da Escola sobre Greve ou Paralisação: A escola deve informar se o servidor aderiu a algum movimento grevista ou paralisação durante o período de solicitação da licença.
Documentos a serem providenciados pela SRE (Superintendência Regional de Ensino):
Certidão Negativa de Débitos: A Coordenação do Pagamento da SRE deverá emitir uma certidão negativa de débitos.
Parecer (SEI): O parecer sobre o processo de solicitação de LIP deverá ser emitido por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Certidão NUCAD (SEI): A certidão NUCAD também deve ser emitida por meio do SEI.
Memorando (SEI): O memorando relacionado ao pedido de LIP deverá ser formalizado por meio do SEI.
Importante: É fundamental que todos os documentos sejam devidamente preenchidos, assinados e carimbados conforme as instruções para garantir a aceitação da solicitação. Além disso, é recomendável que o servidor verifique a validade de documentos como a certidão do IPSEMG e a certidão de processos administrativos antes de protocolar a solicitação.
As Avaliações Externas Somativas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estão sendo aplicadas nas escolas estaduais e municipais do Estado de Minas Gerais, em turmas de 2º Ano e 5º Ano do Ensino Fundamental, de forma censitária (em que todos os alunos dos anos de escolaridade avaliados realizam as provas), entre os dias 25 de novembro (segunda-feira) e 06 de dezembro de 2024 (sexta-feira), por Agentes Externos às escolas (Supervisores de Escola e Aplicadores). A aplicação das Avaliações Externas Somativas é obrigatória e a garantia da participação de todos os estudantes é de responsabilidade dos Gestores Escolares.
A Avaliação Externa Somativa do 2º Ano do Ensino Fundamental deve ser aplicada em dois dias, sendo no primeiro dia, a prova de Língua Portuguesa, com duração de 1h50min e no segundo dia, a prova de Matemática, com duração de 1h30min. Já a Avaliação Externa Somativa do 5º Ano do Ensino Fundamental é aplicada em um único dia, sendo que no mesmo caderno de prova estão inseridos itens de Língua Portuguesa e de Matemática, com duração de 2h30min.